468x60

Não deixe morrer o dom que ha em você


"Esboço de um breve estudo sobre o chamado de Timóteo"

Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. II TM 1:6-7.
O objetivo principal desta epistola era o de dar uma injeção de ânimo ao jovem Timóteo, que estava vivendo um momento difícil.

Conhecendo melhor a história

• Timóteo vivia em uma cidade chamada Éfeso
• Esta cidade era uma grande metrópole nos dias atuais podemos compará-la com New York (Nova Iorque)
• Na cultura daquela cidade eles adoravam uma deusa chamada Diana ou Artemis, conhecida como um ser espiritual que tinha sua imagem ligada à caça e a qual segundo eles era filha de Zeus e irmã gêmea de Apolo, era cultuada pelos efésios e em seus culto pagãos a pratica da prostituição era praticada em seus templos
• A igreja em Éfeso vivia uma grande tribulação devido a falsos ensinos que tinham afastado os alguns irmãos das reuniões como igreja e que fizeram vários naufragar (afundar) na fé.



-----------------Conhecendo o perfil de Timóteo-----------------

• Timóteo era um jovem que vivia seus conflitos pessoais, devido sua pouca idade, por esta razão o Apostolo Paulo o aconselhou... Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 2TM 2:22.

• Certamente o jovem temia, pois o seu líder e pai na fé estava preso por causa do evangelho... Pelo qual estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a palavra de Deus não está algemada 2TM 2:9.

• Seus irmãos em Cristo de outras cidades também tinha se dispersado muitos abandonando a fé... Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelo e Hermógenes 2 TM1:15.

• Dentre tudo isso o jovem Timóteo era líder (Pastor) de uma igreja, as epistolas de I e II Timóteo são consideradas epístolas pastoreais, pois nelas podemos encontrar conselhos para várias classes de líderes como, por exemplo, o I Timóteo capítulo 3. Vemos neste capítulo conselhos para Bispos e Diáconos.



• Timóteo era um jovem doente. Segundo estudiosos o jovem sofria de gastrite nervosa, pois toda esta pressão e responsabilidade era algo muito pesado para qualquer pessoa, o que afetou a saúde de um jovem fiel e dedicado a Deus o versículo chave que justifica sua doença é 1 TM 5:23 que diz... Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. A combinação de vinho com água era um antigo “remédio caseiro” para pessoas que sofriam de problemas estomacais como gastrite. O zelo do jovem é visto na quando Paulo por o saúda falando esta seguinte afirmativa... Estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti. 2TM 1:4-5.


-----------------------A experiência do Apóstolo Paulo----------------------


Paulo como experimentado na fé e conhecedor do evangelho na prática, guiado pelo Espírito Santo instruiu Timóteo com alguns conselhos básicos na fé, conselhos como:

• Se fortalecer e buscar ajuda: Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros. 2 TM 2:1-2.

• O encorajou a se alistar no exército de Deus: Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou. 2 TM 2:3-4.

• A aprender a usar a bíblia: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade 2 TM 2:15.

• A evitar conversinhas: Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior 2 TM 2:16.

• Tratar com mansidão os que estão errados: Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade. 2 TM 2:24-26.




• A não fazer pouco caso do seu chamado por causa da sua idade: Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. 1 Tm 4:12. E a palavra de Deus também fala o seguinte... Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. 1 João 2:14



--------------------Para os Senhores e as Senhoras-----------------------

Se por acaso você é jovem e se identificou com algo do que leu é pela razão de que da mesma maneira que o Espírito Santo alertava e tentava abrir os olhos dos profetas, apóstolos, de Timóteo e vários personagens que compõe a mais pura verdade bíblica, bem assim o mesmo Espírito HOJE está falando ao seu coração. Se por acaso você não é mais um jovem e diz: - ah! Isso não é para mim, não tenho idade mais, tenho filhos, casa, marido e estou desanimado... Abra seus olhos e olhe o que diz a palavra do Senhor em Isaias 40 28-31... Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Então ACORDE! Não se trata de ter ou não ter idade e sim de confiar no Senhor, pois os que confiam nEle terão suas forças RENOVADAS então está esperando o que?


Por esta razão, pois, te aconselho que reavives o dom de Deus que há em ti...

Pondera o que acabo de dizer, porque o Senhor te dará compreensão em todas as coisas.

Texto: Caíque



Ponderar quer dizer:
Avaliar, estudar, pesar; apreciar, examinar; expor, observar, considerar, Meditar, refletir.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Blog Diário de Vitórias © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, Broadway Tickets, and Distubed Tour